Projeto A – Semana 1 – 1000 Palavras e Canhotos Malditos

Gostaria muito de começar essa série de posts sobre como anda a escrita do livro, falar sobre como a semana foi produtiva e consegui atingir, se não superar, minhas metas e coisa e tal. Mas a coisa não foi bem assim.

Uma colega minha veio do Rio de Janeiro para passar a semana aqui em Salvador e obviamente eu não poderia negligenciar esse episódio que acontece apenas quando as estrelas se alinham e as passagens de avião colaboram.

Bom, praticamente não escrevi essa semana, apenas na segunda feira, para falar a verdade, e foi uma quantia de progresso que já estava calculada no último post. Mas, foi um bom tempo para ter um pequeno descanso antes de voltar a tentar escrever todos os dias e de correr atrás de atingir minhas metas mensais.

Se me falta o que comentar sobre o progresso, sempre posso falar sobre meus métodos, para enrol… povoar o blog. Não que a forma como escrevo seja algo a se seguir ou o jeito “certo” de se escrever, mas é o que tem funcionado para mim e me levado adiante.

No momento, meu objetivo é escrever mais de 9.000 palavras por mês, quantia que dá por volta de 25 páginas, a depender da formatação. Não é exatamente tanto quanto eu gostaria, mas é o que posso no momento, com faculdade e estágio atrapalhando o processo… Sim, atrapalhando, mas isso é outra história.

Pois é.

Dentro dessa estimativa, eu terminaria o livro em no máximo vinte meses, embora possivelmente um pouco antes, pois imagino que o livro não chegará a 180.000 palavras. Meu sonho é ter a obra final completa (com revisão, reescrita e tudo mais) num período de 24 meses, mas acho isso difícil.

Algumas pessoas me acham bem focado e comprometido com a escrita desse projeto, mas a verdade é que se minha meta fosse simplesmente 9.000 palavras por mês eu dificilmente iria conseguir cumprir. Tendo todo um período de 30 dias para escrever, eu acabaria postergando as coisas e no fim do mês teria que correr para conseguir chegar à meta. Por isso, tenho uma submeta que serve para me fazer continuar na meta principal.

Confuso, talvez, mas é como funciona para mim. Para escrever as 9.000 palavras por mês, eu escrevo 1.000 palavras por dia útil. Teoricamente, essa conta daria em média 20.000 palavras por mês, ou seja, quase 60 páginas… No entanto, essa submeta diária é algo que até hoje nunca consegui cumprir, sempre aparece algum compromisso ou encontro aleatório. Mas a prática ainda assim é eficaz, de modo que sempre consigo escrever uma quantidade razoável no fim do mês. E assim, vou levando o projeto.

Voltando à escrita em si, semana passada eu cheguei a uma conclusão sobre como vou escrever a história. Na verdade, não é bem um como, mas um “em que ordem”. Meus capítulos tendem a ser razoavelmente grandes (com exceções que futuramente irei explicar) e existem dois grupos de personagens principais, que alternam suas aparições pela história.

Eu estava escrevendo de forma a seguir a estrutura final do livro, com os capítulos na ordem em que aparecem, no entanto, depois de passar por um capítulo particularmente grande, quando voltei meus olhos para os outros personagens, tive dificuldades em pegar o fio da meada. Lutei um pouquinho pra retomar o clima que eu queria para eles. Por causa disso, decidi que irei escrever primeiro todos os capítulos de um lado da trama até alcançar um ponto em comum entre os diferentes personagens e só então voltar para o outro grupo.

Isso pode trazer alguns problemas devido a não estar vendo em primeira mão o encadeamento dos capítulos, no entanto, devido à estrutura que estou dando para o livro, acho que isso não será um problema tão grande. Os ganchos já estão semi-preparados (por causa do resumo dos capítulos que fiz) e o momento em que são mais necessários está tendo um tratamento diferente.

Falando em tratamento diferente, nas 1000 palavras que escrevi na segunda feira, escrevi uma cena de luta. Nunca escrevi muitas cenas desse tipo, como eu sempre acabava parando de escrever histórias grandes, nunca chegava ao momento da ação. Não sei se está muito boa a passagem, mas acho que cumpre seu papel. Ou pelo menos cumpriria.

Acontece que escrevi a cena toda. Pensei nos movimentos, em como a coisa estava se saindo. Repeti alguns dos golpes para ver se eram plausíveis, pensei sobre a distância e sobre o ambiente do combate. Terminei e me dei por satisfeito. Até que lembrei que um dos personagens era canhoto. Pode parecer que é chatisse minha, mas isso muda… Tudo. A parte mais importante da luta não faz sentido por causa do personagem ser canhoto e vai ter que ser reescrita. Talvez ninguém percebesse, no fim das contas, mas eu perceberia e ficaria irritado.

Acontecia com esse daqui também. Ele é canhoto, mas nos primeiros jogos, o sprite era espelhado. Aí quando virava pro lado, canhoto. Virava pro outro, destro.

Mas reescrita é outra etapa do projeto. Por enquanto as coisas ficam dessa forma.

Total de palavras: 31.710

Palavras escritas na semana: 1.000

Renan Barcellos, que bebia mais gelo do que coca

e ficou com medo dessa música.

5 comentários sobre “Projeto A – Semana 1 – 1000 Palavras e Canhotos Malditos

  1. Acho a ideia de uma submeta algo razoável, principalmente por que dá pra ter uma média de quanto vai ser escrito. De qualquer forma, continue trabalhando duro, eu sei que você está :D

  2. De qualquer forma é razoável que você tenha uma submeta, principalmente por que você sabe que é pouco provável que você cumpra, se funcionar pra você está tudo bem.
    Bem e canhotos são do demônio mesmo, é a vida fellow.
    A música é tensa.
    e eu queria comentar no anonimato =,=”

  3. Submetas são importantíssimas! Justamente para fazer o que já disseste que elas fazem – trilhar o caminho diário, sem se deixar enganar pela distância (ou tempo) que falta até a meta final.
    Isso que vais fazer me lembrou o quarto e quinto livros de ASoIaF. Imagino que será interessante do ponto de vista da escrita, também!!
    Quanto à música, deve ser boa como trilha sonora para Arkan Horror…
    Ah! Curti a história do contador.

Deixe um comentário

