Projeto A – Semana 3 – A Marca das 100 paginas e grandes capítulos pequenos

Logo quando começou a semana, eu olhei para o capítulo onze e me preocupei, pois imaginei que ele ficaria pequeno em comparação com os outros (não que seja obrigação que capítulos tenham o mesmo tamanho, mas gosto de uma “simetria”). O capítulo estava com duas mil palavras aproximadamente, e eu achava que não iria passar das três mil, o que é quase metade do que os outros capítulos têm.

Falta só colocar isso, isso e isso no capítulo, eu pensei. Ele vai ficar super pequeno. Então eu comecei a colocar o que faltava, cheguei até quatro mil palavras e ainda falta duas coisas para inserir no capítulo. Bom, eu nunca fui conhecido por saber prever o tamanho que meus capítulos, contos e histórias ficariam. Imagino que agora vou ter umas seis mil palavras nesse pedaço do livro, mas tenho minhas dúvidas se vou acertar nesse chute.

“It’s all About Symmetry”

Não sei se gosto desse capítulo onze. Eu olho para ele e sinto que ele não está contribuindo muito para a história. Bom, avança na história sim, mas acho que não no passing que eu gostaria, no entanto, ele fala bastante sobre alguns personagens e sobre a história do local em que estão. Talvez fosse melhor se tudo isso fosse apresentado de outra forma, mas ainda não sei como poderia ser (embora eu saiba algumas formas que NÃO poderiam ser, o que já é alguma ajuda), acho que, até agora, foi o único capítulo que achei que não foi muito bem planejado.

Além dessas reclamações, atingi um marco bem feliz. Na quarta-feira escrevi a centésima pagina do arquivo do Word!

À centésima pagina!

O feito tem um sabor muito interessante. Passa uma sensação de dever cumprido, de avanço. Até o momento, escrevi oito capítulos e estou na metade do nono, se o ritmo continuar o mesmo, acho que o livro chega fácil as quinhentas paginas, talvez seiscentas, a depender da formatação. No momento, estou confiante que já escrevi 20% do livro. Com perseverança, termino de escrever a versão não revisada até o fim do ano que vem. Se o mundo não acabar.

De qualquer forma, estou decido à idéia de passar à experiência de passar a escrever no caderno em uma semana e na seguinte passar para o computador. Gosto muito de escrever no caderno, sinto uma conexão maior e não me distraio tanto (escrever no PC me distrai infernalmente). Semana que vem pretendo terminar o capítulo que estou escrevendo agora, então, fica para a semana cinco começar essas mudanças.

Uma ultima coisa, comprei um caderninho pra levar no bolso quando saio. Não escrevo nele coisas para o Projeto A, mas coisas de toda a sorte, idéias que me vêm á cabeça em lugares inesperados e coisas do tipo. A única coisa do Projeto que escrevi lá foi a fala de um personagem, um dos vilões, que só aparecerá lá para os últimos capítulos do livro. Nesse caderninho não tem nada muito bem construído, só pedaços que um dia farão parte de algo maior (além de alguns pensamentos e observações sobre o que vi, em forma de parágrafos), mas, tem sido uma ótima experiência.

E agora, um parágrafo escrito nessa semana =)

– Dizem que desde o mais humilde camponês até o mais mesquinho nobre houve lagrimas. Mas os que possuíam negócios e casas em Água Rasa sofreram um pouco mais que todos. – Havia paixão nos olho de Lorick enquanto ele contava sobre os eventos passados, o sorrir de satisfação quase deixava seu rosto bonito – A polícia e o exército, pois naquela época ainda não havia guarda, começaram a averiguar o ocorrido e violência foi utilizada sem muito pudor. O antigo Rei havia morrido e seu filho, o novo Rei, estava ansioso para mostrar sua força e determinação.”

 Total de Palavras: 37.812

Palavras Escritas na Semana: 2064

Renan Barcellos, que bebia o copo de coca do domingo

E cavalgava o cometa.

Um comentário sobre “Projeto A – Semana 3 – A Marca das 100 paginas e grandes capítulos pequenos

  1. Parabéns pelas cem páginas! Preciso revisar o post depois, agora estou cansaaaada… >.<

    Parece que foi uma ótima semana! Que massa. Adoro caderninhos, também carrego (pelo menos) um sempre comigo.

    Ah, gostei desse post. De ter um trecho do livro (que achei legal, btw), de estares contando tua experiência.

    Gosto de acompanhar o blog!!

Deixe um comentário

