Projeto A – Semana 4 – O saldo do primeiro mês

Na semana passada eu comecei reclamando do tamanho do capítulo onze. Eu falava que ele me parecia que ficaria menor do que a média dos outros capítulos… Bom, eu já devo ter mencionado certa vez que não sou muito bom em avaliar o tamanho que ficarão as coisas que escrevo (embora até agora eu esteja confiante quanto ao tamanho final do livro 160.000 palavras, com margem de erro de 10.000, ouçam o que digo). Pois é, se antes eu achava que ficaria com no maximo três mil palavras, depois achei que terminaria com umas seis mil, o caítulo onze terminou com quase sete mil.

Parece que dessa vez quase acertei o chute. O terceiro chute, é verdade, mas já é alguma coisa.

A demora pra postar não tem nada a ver com esse jogo… juro.

O caítulo onze não é um capítulo que eu goste muito. Como havia mencionado, não parece ter o mesmo estilo do resto do livro. Imagino que isso aconteça porque ele é constituido principalmente de diálogos e conversas entre dois personagens, sendo que o meu estilo é normalmente mais descritivo e procura mostrar mais como está a situação da cena ou dos pensamentos e sensações dos personagens. Acontece que no estilo de narração que estou usando, não posso deixar o narrador muito “próximo” dos personagens, pois não existe alguém que seja em absoluto o “principal”, neste caso, os segmentos que têm em sua maioria falas, destoam um pouco com as partes mais descritivas. EU acho que no fim das contas um leitor não perceberia dessa forma… mas eu percebo e não posso dizer que não me incomoda.

Mas a verdade é que não se trata só de uma questão de estilo, o capítulo onze não tem tantos acontecimentos quanto os outros, passa-me a sensação de que não colabora para a história da mesma forma que o resto do livro. Poucos acontecimentos relevantes para a trama principal, eu diria. No entanto, o que é mostrado nessa parte é interessante para a construção de alguns personagens e para mostrar também um pouco do worldbuilding do cenário. Se bem que o capítulo apresenta um personagem novo e revela alguns pontos obscuros que acompanham o leitor desde o início da história… Bom, pensarei em como irei mudar essa parte, mas isso ficará para depois, bem depois, quando eu estiver na fase de revisão.

Essa semana trabalhei apenas em finalizar o tal capítulo onze e finalmente consegui. Mas o mês teve um saldo interessante, terminei o fim do capítulo sete e terminei o oito e o onze inteiros. Sobre a meta mensal, passei um pouco das 9,000 palavras (quase 10k, na verdade). As submetas de 1000 palavras por dia, como mencionei, não são algo que eu conseguiria cumprir completamente, mas uma das coisas que faço questão é de, em dias em que eu escrevo, ter certeza de que escrevo mil palavras. Não cumpri isso no último dia, no qual escrevi apenas umas 700. Mas pra isso, tenho uma desc… um motivo, um motivo. É que como a partir da próxima semana vou começar e escrever no caderno para só então passar para o computador, preferi terminar um capítulo, para que na experiência que vou fazer eu comece em um capítulo novo.

Total de Palavras: 40.579

Palavras esta semana: 2767

Renan Barcelos, que bebia suco de abacaxi
E jogava Guild Wars
2 comentários sobre “Projeto A – Semana 4 – O saldo do primeiro mês

  1. Você está bebendo suco. ^.^

    E não teve música dessa vez. >.<

    (sinto-me comentando uma novela)
    Quero ver trechos da história, novamente!!

Deixe um comentário

