Projeto A – Semana 5 e 6 – O Caderno e o Computador

Como eu havia falado, voltei a escrever no caderno para só então passar tudo para o computador.

Em primeiro lugar, devo dizer que eu percebi que realmente gosto muito de escrever primeiro no papel. Na primeira semana de setembro não escrevi nada do projeto no computador. Todo dia quando chegava do estágio ia para o pátio do prédio e abria o caderno pra continuar com tudo. Pelo menos essa é a teoria.

Por enquanto o objetivo tem sido fazer uma semana de escrita em caderno e em seguida, uma semana de escrita em PC. Na primeira semana de setembro (de 3 a 7) escrevi apenas três dias e me forcei à meta de seis páginas de caderno por dia, uma margem que eu achava que faria com que eu mantivesse o ritmo.

Nessa semana, consegui terminar o capítulo 12 e começar o 15 (pra quem não lembra, estou pulando alguns capítulos para não esquecer certos detalhes). Logo antes de passar para o computador, percebi que havia um problema com o capítulo 12, ele era para ser pequeno e, da forma que eu havia escrito, ficaria com o dobro do tamanho que eu gostaria que tivesse (consequência de escrever no caderno primeiro?). No fim das contas, resolvi isso fácil, bastou tirar metade do capítulo. Coincidentemente, toda a parte onde acontece um combate entre dois personagens. Mas, ainda assim, acho que o capítulo cumpre seu papel. Em média, escrevi as tais seis páginas em duas horas.

Na semana de passar as coisas todas para o PC resolvi que, como tinha o material no caderno, eu deveria aumentar minha meta para 1500 palavras ao invés de 1000, até porque eu tinha que manter certo ritmo e cumprir a meta de mais de 9000 palavras por mês. Essa estimativa se mostrou bem acertada, já que, em média, cinco páginas e meia parecem resultar em aproximadamente 1500 palavras.

Quanto a passar para o Word, não tive muito problema. Com o material do caderno, mesmo me distraindo bastante, eu consegui escrever 1500 palavras em aproximadamente uma hora e quarenta minutos, em contraste com as duas horas e meia que eu levava para escrever 1000 palavras. De certa forma os números são bons, no entanto, eu preciso me dedicar muito mais para manter o ritmo, já que antes demorava duas horas e meia para 1000 palavras e agora estou demorando aproximadamente três horas e quarenta para escrever as 1500 da nova meta diária.

Outro problema que apareceu é que, como escrevi apenas três dias na semana do caderno, eu não tinha muito na semana do Word, então, acabei não escrevendo tanto quanto eu gostaria. Se eu quiser manter o padrão de semana caderno/semana Word, talvez tenha alguns problemas em relação a dias não utilizados. Em geral, em oposição aos 10 dias de trabalho para conseguir a meta mensal, agora precisarei de quinze e garantir que eu cumpra a meta no Word.

Apesar das pequenas dificuldades iniciais, eu me identifiquei mais com o que saiu no final. Está mais próximo do estilo que eu gosto e que visualizo para o livro… Embora possa não ser o mais agradável para a maioria dos leitores, o que é um pouco problemático para um autor iniciante como eu. Pretendo continuar escrevendo dessa forma, ainda assim.

Então, o saldo da primeira dupla de semanas foi começar e finalizar o capítulo doze e começar o capítulo quinze. A parte retirada do capítulo doze talvez seja feita de extra ou alguma coisa assim, acho que foi uma luta bem legal e tem curiosidades interessantes sobre alguns personagens durante ela. Sem contar que, bem, é um motherfucking combate.

Calculo que precisarei de mais dez dias de trabalho para atingir a meta mensal… E eu vou viajar ainda esse mês (segunda viagem do mês). Acho que dessa vez não vou chegar à meta, mas foi por uma boa causa e prezando a melhora do livro. Ou, pelo menos, o que EU considero como uma melhora.

(post sobre os dias 27 de agosto a 7 de setembro)

Total de palavras nas semanas: 2921

Total de palavras: 43.500 (sim, fechado desse jeito).

Renan Barcellos, que pensava em beber café ou não

e que também continuaria simplesmente escrevendo.

6 comentários sobre “Projeto A – Semana 5 e 6 – O Caderno e o Computador

  1. Confesso que fiquei ligeiramente perdida com a parte de todos os cálculos quanto a 1500 palavras de caderno vs. tempo para passr pro computador vs. tempo que levava antes etc.
    Acho que é interessante compartilhares essa experiência.
    E preciso ler mais >.<'
    Ah – a despeito de teres colocado a música no youtube, acrescentei-a à playlist do Outros cenários no groove. =P

      • Talvez uma tabela ajudasse, rs. Mas acho que não é o foco, então dá pra ficar assim. Uma releitura provavelmente ajudaria no entendimento, então tá tranquilo. Ando penando pra me adaptar aos ritmos de trabalho, isso está tenso. Mas quero conseguir me atualizar mais rapidamente nas leituras, sim!

Deixe um comentário

