Projeto A – Semana 11 e 12 – Achievement Unlocked

Depois de uma semana desgraçada, com direito a febre, apresentação na semana de iniciação científica e mau humor, tenho que dizer que, além de ter sobrevivido (embora ainda com febre), eu consegui escrever mais de onze mil palavras. Dessa forma, conseguindo o fabuloso achievement de escrever 20.000 palavras em um mês. Talvez quem participe do Nanowrimo olhe para essa marca e pense “Ha, bichinha, escrevo 50.000 em novembro”, no entanto, além de escrever duas dezenas de milhares de palavras no Word, escrevi umas 100 páginas no caderno, dois contos completamente novos, uns cinquenta anos da cronologia de meu mundo, avancei no conto gigantesco em que estou trabalhando e ainda comecei a escrever as ideias para um cenário pós-apocalíptico Diesel Punk.

Eu escrevi insanamente e agora usarei o meme do Freddie Mercury.

Acho que já usei alguma vez, mas to nem aí.

Bom, em relação ao Projeto A, como vocês provavelmente não lembram, no último post mencionei que havia terminado os capítulos do “grupo 2” em relação à primeira parte do livro. Tendo terminado isso, comecei a trabalhar nos capítulos do “grupo 1” e tive um bom desenvolvimento. Escrevi dois capítulos (9 e 10) que ficaram bem legais (tem lutas!) e comecei um terceiro (o 13) que é penúltimo antes de eu dar por terminada essa etapa do livro.

Senti um pouco de dificuldade na retomada da visão deste outro grupo de personagens. Coisas como palavras que eles costumam usar, roupas que estavam vestindo e coisas assim, acabaram sendo esquecidas e eu já vejo que a revisão final do livro vai servir para consertar esse tipo de coisa. Teve uma grande mudança no capítulo nove, em relação ao resumo dos capítulos que eu havia escrito; neste capítulo teriam duas lutas e acabou tendo só uma, deixando a principal para ser apresentada no capítulo 13. Isso mudou um pouco a estrutura do que eu havia imaginado, mas acho que foi até uma coisa boa, do contrario, o capítulo 13 ficaria com pouco conteúdo. O problema disso é que acabei dando um destaque para a primeira luta que eu não pretendia, e fiquei um pouco inseguro, pois achei que poderia tirar um pouco da importância do combate que acabou ficando para o outro capítulo.

Refleti um pouco sobre essa situação e até pensei em restringir essa tal primeira luta, no entanto, eu gostei de escrever ela e acho que ficou interessante, portanto, por enquanto deixarei como está, escreverei a segunda luta como tem que ser feita, tentando dar um destaque maior a ela e no fim de tudo decidirei sobre retirar ou não. Pode parecer besteira, mas é muito importante para a trama que a luta do capítulo 13 afete o leitor. O final do livro depende disso.

Quanto ao capítulo dez, um sub-capítulo que, eu acho, revela algumas coisinhas, não tenho muito o que falar além de que terei de ter cuidado com ele. Acontece que existem três desses sub-capítulos que mostram os personagens, no passado, planejando algo que levou à situação presente. Nessas cenas, se fala sobre o panorama geral que eles estão enfrentando e qual a posição dos mercenários frente a essas adversidades, além de, claro, explicar como tudo se desenrolou para eles chegarem aonde estão. O problema é que é muito fácil esses capítulos ficarem repetitivos, terei que tomar um cuidado especial para dosar a informação passada em cada um deles, para não fazer com que um torne o outro desnecessário e que todos tenham o seu atrativo.

Em geral, aliás, acho que “em geral” é um eufemismo dos diabos, me serviu muito bem o novo método de organização. Essa nova estratégia de escrever se mostrou realmente eficiente, nunca escrevi tanto em um período de 30 dias. O único “problema”, é que é o meu limite máximo. Dentro do tempo que tenho disponível, não tenho condições de produzir muito mais do que isso. Digamos que, se eu escrever mais, foi devido à “variação” natural desse processo de escrita. Aliás, um outro problema é que não tenho conseguido assistir filmes e tenho jogado muito pouco, coisas que são essenciais para referências visuais e também narrativas.

De qualquer forma, essas duas semanas foram um grande sucesso. O desafio agora vai ser produzir essa mesma quantidade estando com febre e espirrando minha alma. Pelo menos acho que mais dois meses e chego à metade do livro.

P.s.: essa semana terá pelo menos duas postagens novas =)

(post sobre o período de 8 a 21 de outubro)

Total de palavras no período: 11054

Total de palavras no “mês” (estou contanto um mês a cada 4 semanas): 20.094

Páginas do caderno (somente em relação ao livro): 179

Total de palavras no livro: 70.122

Renan Barcellos, que estava desidratado devido à febre

e que cavalgava para a batalha em nome do Rei Duncan e da Escócia

3 comentários sobre “Projeto A – Semana 11 e 12 – Achievement Unlocked

Deixe um comentário

