Projeto Steamlesspunkless A – Semana 18 – Volta ao Trabalho

Acho que não há tanto a se dizer sobre essa semana que passou. Terminei a escrita o capítulo 20, que era focado em uma das personagens, e iniciei / quase terminei o 21. Estou com um pouco de medo em relação a essa parte do livro, porque o ritmo dá uma queda muito brusca. Em geral, desde o capítulo 18, tudo o que o leitor recebe são conversas entre diversos personagens que se preparam para o que virá, um pouco de revelação sobre alguns deles e também interações em que mostram um pouco mais da personalidade de cada um.

More Work?! Work work…

O objetivo é que isso seja uma grande calmaria antes da tempestade que tem o seu início logo no fim do capítulo 21, que marca uma aceleração no ritmo da trama, mas tenho medo de não conseguir fisgar devidamente o interesse. Em geral, isso se deve porque algumas cenas ficaram galhofas demais. Não sei se sou bom mostrando um lado mais “sentimental” dos personagens. E de certa forma estou achando algumas ações e reações um pouco inverossímeis, decorrentes de uma falta de maturidade minha em (d)escrever coisas mais adultas. Mas acredito que nesse ponto, ainda não posso fazer nada. Certamente não estou escrevendo um shonen que nem Naruto, mas em seriedade não chega a ser um Guerra dos Tronos.

É importante dizer também que eu não fui afetado pela semana de descanso. Pelo contrário, voltei a escrever como se não tivesse perdido o ritmo e não encontrei problemas de me re-acostumar com o trabalho. Inclusive, consegui cumprir muito bem todos os prazos e escrevi tudo o que precisava. Contudo, é como falei, foi como se eu não tivesse parado de escrever, o que significa que não vim com uma energia renovada, mas continuei da mesma forma que estava. Bom, pelo menos podia ser pior.

Comecei a ter algumas dúvidas sobre o final do livro… Eu queria que ele soasse como “essa história acabou, mas outras virão” (resumindo: Fim?) só que não tenho certeza de que vai soar assim… Na verdade, creio que precisarei de mais leitores beta conforme eu for avançando. Sem contar de que precisarei que eles leiam tudo como se fosse livro, não de pouquinho em pouquinho =( (e juro que não é indireta a ninguém, apenas uma constatação minha :P)

No mais, prossegui com a leitura de Pilares da Terra e com A Lenda do Cavaleiro sem cabeça. Pilares da Terra continua cada vez melhor, nunca pensei que eu pudesse me interessar tanto pela construção de uma igreja, enquanto A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça me trouxe uma boa idéia para que narrativa usarei em uma história que quero escrever naquele projeto que se passará em solo brasileiro. Basicamente, vai ter o clima de uma história de fantasma.

Em relação a outros projetos, escrevi pouco do conto de terror pseudo lovecraftiano porque comecei o mini projeto da Última Torre. A mesma coisa para o worldbuilding do cenário. Dei uma diminuída no ritmo do projeto no Brasil, mas é normal, já que não estou mais na semana de descanso. Quanto ao roteiro de quadrinhos, fiquei um pouco preguiçoso porque meu desenhista é demorado, mas pretendo terminar logo, faltam só umas 8 páginas.

E, bom, por hoje é isso.

Páginas do caderno (somente em relação à escrita do livro): 283

Total de palavras no livro: 92.003

 Renan Barcellos, que só comeria algo depois de terminar este post 

e que  já usou a frase done is done mais de uma vez no livro.

Um comentário sobre “Projeto Steamlesspunkless A – Semana 18 – Volta ao Trabalho

  1. Sempre que leio seus posts sobre o livro me lembro da minhas aulas que tinham textos teóricos sobre Narrador. Tem uma matéria esse semestre de nome Teoria da Narrativa, me pergunto se vc não teria tanta vontade de dormir quanto eu tenho na aula xD.
    Sobre sentimentos minha cara Foca, deixe o personagem falar aí vc vai ver que sai.

Deixe um comentário

