Projeto Steamlesspunkless A – Semana 19 – Crise de fé e a segunda parte do livro

Período: 03/12/2012 – 09/12/2012

Acho que a semana correu naturalmente, ou pelo menos algo parecido. Escrevi as paginas que precisava escrever, trabalhei no mini-projeto da Última Torre e até mesmo tive uma idéia nova para um jogo de tabuleiro/guerra civil voltado para guerras. Acho que o único problema mesmo foi que eu percebi ser bastante cansativa a semana que tenho que passar 1500 palavras para o PC. Não se isso é natural ou por que eu estava bastante distraído. De qualquer forma, quase consegui toda a meta semanal, só ficou faltando umas 800 palavras.

Liek dis

Nesse período, consegui completar o capítulo 21. O que me leva a oficialmente começar a segunda parte do livro, deixando para trás tanto a primeira parte quanto o “interlúdio” em que os personagens estão na Taverna do Trapeixe. Sinceramente, não gosto muito dos capítulos desse interlúdio, embora existam partes interessantes. Creio que o problema esteja no conjunto deles e em um medo meu de que esse momento do livro esteja chato para caralho.  Tem também a questão de que tive que lidar com partes sentimentais de diversos personagens, principalmente de Sares, que é garota e, para piorar, adolescente. Deu trabalho e eu não sei se está forçado ou não.

Tenho que admitir que começo a me sentir um pouco cansado. Mais do que deveria, talvez. O livro é longo e eu estou apenas na metade, uma metade que não me satisfez, então pode-se dizer que de vez em quando uma espécie de “crise” me ataca. Fico pensando sobre se vale a pena terminá-lo. A verdade é que vale sim. Neil Gaiman diz para nunca deixar um trabalho sem terminar, já fiz isso antes e não vou fazer de novo. Make Good Art. Creio que parte desse problema é o sentimento de que estou tendo pouco feedback, insegurança isso gera, insegurança ao medo leva, medo à raiva leva, raiva ao lado negro leva. Bom, não é bem assim a frase daquele bicho verde, mas é quase. E sim, eu sei que o nome dele é Yoda.

Em contrapartida, os últimos capítulos foram legais no sentido que os personagens mostraram mais sobre eles mesmos, Sares principalmente. Mas também aconteceu com Lorick, Rohder e com o próprio Trapeixe. Rahne também começa a apresentar estar sendo mudada pela história (embora isso seja programado). E, embora quem está lendo provavelmente não entende nada de que nomes são esses (calculo que uns 50% de quem acompanha o blog com freqüência sabe quem são. Ou seja, aproximadamente uma pessoa e meia conhece os personagens), pretendo encomendar desenhos dos personagens para ir apresentando-os.

Yep, that’s me

Em matéria de leitura, adiantei pilares da terra e cheguei perto de terminar (já terminei, no instante em que escrevo esse post). O livro é fantástico, realmente virei fã do Ken Follet. Consegue ser um livro com um background medieval que é interessante e não apela para guerras. Existe uma guerra, mas ela está bem no fundo dos acontecimentos. Tentarei fazer uma resenha sobre o livro. Avancei metade de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. A história ainda não me chamou muita atenção, mas adorei a narrativa e a forma como a ambientação é apresentada.

Acho que uma das piores coisas dessa semana que passou foi não ter tido muito tempo para estudar o Brasil Colonial. Tive bem pouco tempo para ler a bibliografia de história que eu arranjei, mas tive alguns avanços interessantes. Creio que não farei mais as histórias desse projeto que se passa em terras tupiniquins após a vinda da família real, mas antes. Ainda estou em dúvida sobre quando será a data exata. Não posso deixar muito tempo se passar desde que o evento sobrenatural ferrou com minas gerais, mas também não posso deixar que tempo de menos tenha passado. É uma coisa bem delicada para mim, que quero evitar anacronismos o máximo possível e ser bastante verossímil. Mas é o que dizem, no pain no gain.

Paginas do caderno do livro: 291

Total de palavras do livro: 99.204 

Renan Barcellos, Que tinha terminado seu suco de acerola

e que se importa em saber, mas não recomenda

3 comentários sobre “Projeto Steamlesspunkless A – Semana 19 – Crise de fé e a segunda parte do livro

Deixe um comentário

