Projeto Steamlesspunkless A – Semana 21 – Write or Die

Período: 17/12/12 a 23/12/12

Páginas no Caderno: 327

Palavras no Word: 110.038

Cheguei ao quinto ciclo (porque agora não dá mais pra chamar de “mês”, já que tenho a semana de descanso) de escrita desde que comecei a fazer esses registros. Preciso dizer mais uma vez que, embora eu sempre esteja com a sensação de que o progresso está ruim, olho para as datas no caderno e vejo o quanto eu avancei. Inclusive, é algo que recomendo: quando escrever algo em caderno, coloque a data; quando você vê a página 1 com uma data de 6 meses atrás e a página 320 no dia anterior, dá uma sensação de “porra, eu realmente estou escrevendo essa merda”.

Uma imagem natalina pra não dizer que eu não comentei nada

Essa semana tive um progresso normal, eu diria. Pelo menos dentro do padrão esperado. Cheguei às 110.000 palavras, o que era minha meta. Contudo, acho que foi um pouco complicada a parte de passar para o PC. Por algum motivo, estou me cansando mais do que acontecia antes ao passar as coisas para o Word e tenho feito isso de forma apressada. Acho que estou me distraindo mais do que acontecia em tempos passados. Como resposta a isso, comecei a usar o programa Write or Die para passar as coisas para o PC. Basicamente, faço 3 sessões de vinte minutos durante o dia, durante as quais tenho de escrever 500 palavras. Incrivelmente, os dias em escrevo mais de 5 páginas no caderno são mais leves dos em que escrevo principalmente no computador.

O problema dessa forma de passar as coisas para o computador é que, como se pode esperar, o trabalho não fica tão esmerado quanto algo com mais paciência. Pensei a respeito disso e decidi que não farei disso um problema. Continuarei usando o Write or die, com o objetivo de transcrever tudo o que está no caderno e também acrescentar coisas que por ventura eu tenha ideia de colocar na hora (a maioria das vezes algumas palavras, uma ou duas sentenças). Então, quando eu tiver terminado de escrever tudo, lerei a história inteira, consertarei os pontos conflitantes e então lerei capítulo por capítulo reescrevendo e reestruturando. Provavelmente (aliás, certamente) isso fará com que eu me demore mais no processo de revisão, mas também vai possivelmente melhorar a qualidade final do romance.

Esta semana que passou transcrevi o capítulo 22, que mostra o ponto de vista de um dos personagens acerca de um evento do passado e um pouco de sua relação com outro personagem. O capítulo parecia bom no papel, mas quando passei para o PC, vi que estava uma merda; terei de reescrever metade dele (ou então retirar metade dele, também funcionaria). O capítulo 23 ficou um capítulo bem legal, mas não tão legal quanto eu imaginava, basicamente porque ainda não decidi a reação que alguns personagens vão ter. Quando eu tiver uma visão geral do capítulo, poderei corrigir isso (e neste ponto comecei a achar que eu poderia ter me demorado mais tempo no design da história e avançado na parte de fazer resumo de cada cena dos capítulos, mas bem, é meu primeiro livro, creio que tenho direito de errar um pouco).

Sobre outros projetos, como as poucas pessoas que acompanham o blog podem ver, continuei firme na escrita do projeto da Última Torre (não postei nestes dias de festividades, mas já terminei vários posts) e pretendo começar a escrever o conto agora esta semana. Matutei também sobre uma ideia que tive ao assistir novamente O Retorno do Rei e tive umas ideias interessantes que pretendo levar adiante. Meus estudos sobre Brasil colonial não progrediram muito, mas também não tenho pretensão de levar uma história complexa como a que pretendo fazer enquanto estou escrevendo esse livro. Ah, conversei com uma amiga sobre uma versão em quadrinhos de uma história bem antiga minha, ainda não chegamos a uma decisão, mas é uma possibilidade legal.

Quanto à leitura: li bastante quadrinhos, principalmente Ex Machina, de Brian K Vaugham, e pretendo fazer uma resenha quando terminar a série toda. Continuei a leitura de O Tigre de Sharpe e o que posso dizer até agora é que o livro é legal, mas prefiro outros de Bernard Cornwell. Li pouco de O Jogador, mas gostei. Acho que me identifico com o personagem, é como se a literatura fosse para mim o que a roleta é para ele. Oh sim, assisti um filme estranho chamado Sukiaky Western Django. É interessante, não de todo bom, mas não de todo ruim. Talvez eu comece a escrever umas opiniões sobre filmes que vier a assistir, algo bem mais informal do que faço com as resenhas, já que não é exatamente a área em que tenho mais conhecimento.

“p.s.”: acham que seria interessante uma pequena “sinopse” destes relatos no início de cada post para situar quem chega no blog agora (como fiz no Mini-Projeto Ultima Torre 10)?

Renan Barcellos, que bebeu um copo grande de coca

e que tinha fortes suspeitas (certeza) do que inspirou essa música

8 comentários sobre “Projeto Steamlesspunkless A – Semana 21 – Write or Die

  1. “mas bem, é meu primeiro livro, creio que tenho direito de errar um pouco”
    rs. Acho que ainda errarás bastante. Sempre erraremos. E isso faz parte.
    Deve ser foda chegar a 320 páginas escritas. =)
    Acho que comentares sobre os filmes, na medida em que eles influenciam tua escrita, é muito bem vindo!

      • Nah, não digo que precises falar diretamente, só quis dizer que… Enfim, visto que eles influenciam, dar a conhecer quais são é bacana. Ah, pensei algumas coisas enquanto dormia (quase isso), tenho de conversar com vc e povo da Taverna depois, acho que faz sentido pensar sobre elas.

  2. Fotos suspeitas hummmmmmm :3 intereassante isso.
    Creio que para leitores novos isso realmente seria interessante, eu apoio. Sobre resenhas de filmes acho que isso tomaria um tempo desnecessário .-. talvez menciona-los nos post, mas fazer um exclusivo para eles creio que seria perda de tempo.

    • Não seria bem uma resenha, mas comentários mesmo. Eu achei que poderia ser interessante devido a serem algo que de uma forma ou de outra influenciam e porque é um conteúdo que normalmente as pessoas querem ler (em vez de coisas que eu escrevo, por exemplo)

Deixe um comentário

