Projeto Steamlesspunkless A – Semana 24 – Outro Editor de Texto

Período de 07/01/13 a 13/01/13

Palavras no word: 114.538

paginas no caderno: 343

Certo, como eu havia falado, na semana passada eu resolvi tentar uma nova abordagem. Por alguns motivos que citei, eu não iria mais escrever as coisas antes no caderno (pelo menos do livro), mas iria direto para o computador. Teoricamente nesta semana que passou eu deveria escrever pelo menos 7.500 palavras para o livro (isso de coisa aproveitável), pois assim ficaria verificado que eu consigo fazer progresso sem ser vitimado pelas distrações do computador. Acontece que para o livro eu consegui escrever apenas 4.000 palavras… E mais 4.500 para o conto da Última Torre.

Na teoria, eu não cumpri a minha meta para o livro, no entanto, somado com o que fiz para o conto (que já terminei e enviei para a antologia, só resta aguardar), pude verificar que eu consigo perfeitamente produzir a quantidade mínima que eu queria. Para falar a verdade, se eu insistisse, eu poderia ter escrito umas 15.000 palavras no total essa semana, mas considerei que era um esforço desnecessário e que iria tomar o tempo que eu estava pesquisando, lendo e fazendo anotações para outras coisas, então deixei de lado a pretensão. Eu digo que eu poderia ter conseguido essa margem porque em um desafio pessoal, na segunda feira escrevi 3.500 palavras somando livro e conto.

Kadath – a maior inspiração para A Última Torre

É justo ponderar sobre se escrever tanto de vez é realmente uma boa coisa. Afinal, pode muito bem acontecer de eu estar escrevendo tantas palavras assim e não está realmente produzindo algo com a qualidade que procuro. No entanto, creio que o conto da Última Torre foi o melhor conto que escrevi até hoje, então tiro daí a idéia de que sim, posso escrever isso tudo aí sem estar escrevendo um monte de besteira. Tudo deve depender de disciplina. Para falar a verdade, olhando o que escrevi do livro (as partes em que foi coisa nova e não simplesmente passar do caderno para o PC), eu não tenho certeza se está tão bom quanto eu gostaria, mas uma vozinha me diz que isso deve principalmente à mudança no “paradigma” da escrita e não em como realmente a coisa está. Pedirei para algum colega ler e me dar uma opinião futuramente.

Não pensem que foi só sentar no computador abrir o Word e escrever. Na verdade, foi um pouco próximo disso, mas o ponto é que usei outro editor de texto. Comecei a usar o Q10, que é um editor em tela cheia, com a tela toda preta que não lhe mostra nada a não ser o diabo que você está escrevendo. Eu não tinha certeza se ajudaria muito, mas serviu muito bem, não precisei sequer usar meu plano de levar o modem para outro lugar da casa. Consegui escrever sem desviar atenção.

Q10 – tipo isso

Dito tudo isso, essa semana continuarei com esses esquemas. Mas vou tentar algo ligeiramente diferente, na verdade, um acréscimo. Meia hora antes de começar a escrever no Q10 irei para o caderno e resumir o que eu vou escrever no momento. É verdade que tenho já resumos do capítulo no caderno, mas será um resumo da cena, dos acontecimentos seguintes, para que quando eu começar a escrever eu tenha pensado sobre o que exatamente irei colocar no papel. Não sei se essa idéia era realmente ajudar, mas creio que tem possibilidades interessantes.

Eu trabalhei bastante em outros projetos nessa semana passada. Além do conto da Última Torre, pensei bastante sobre a idéia que tive enquanto via o terceiro filme de Senhor dos Anéis. Na verdade, posso quase dizer que fiquei com uma vontade esmagadora de escrever algo de terror, tenho baixado tudo quanto é jogo como referência e já tenho algumas paginas de anotações sobre o projeto de “Survivor Horror” que pretendo escrever. Falarei mais sobre ele algum dia.

Em relação à leituras, terminei de ler O Tigre de Sharpe, que pretendo resenhar essa semana, e comecei a ler A Companhia Negra, de Glen Cook. Esse A Companhia Negra é um dark fantasy interessante, contando a história de um grupo de mercenários (a dita companhia). A história já começa engatada praticamente, mas não acho que tenha me fisgado muito. Estou mais interessado em O Jogador, que tem ficado muito divertido desde a chegada de uma personagem inusitada.

2 comentários sobre “Projeto Steamlesspunkless A – Semana 24 – Outro Editor de Texto

  1. Interessante esse Q10, experimentarei ele algum dia. Acho que se dependesse da minha pessoa tirar o modem para escrever eu nunca mais escreveria, pois tenho a mania de pesquisar termos que estou em dúvida enquanto estou escrevendo.

Deixe um comentário

