Mini-Projeto: A Última Torre – Parte 15 – Fim

“Sinopse”:  Este é um mini-projeto onde mostro passo a passo o desenvolvimento de um conto utilizando o método para “design” de histórias, snowflake. Mostrarei desde o primeiro passo, resumir a história em uma frase, até a escrita do conto propriamente dita. Para entender mais sobre o projeto leia a primeira postagem.

Aqui acaba o projeto da Última Torre. Na verdade, faltaria ainda escrever o conto, se já não tivesse feito isso por causa das datas da antologia da 9Bravos. Eu havia dito inicialmente que iria mostrar todo o processo do snowflake utilizando esse conto. No entanto é algo que não faria sentido e vou explicar o porquê.

A partir da sétima etapa, como vocês que leram tudo podem imaginar, o processo do Snowflake vai esmiuçando ainda mais as coisas. Eu iria na sétima iteração falar mais ainda sobre os personagens, detalhar tudo deles o que eu poderia e, dentro de uma história pequena, que não havia mais necessidade de expandir o histórico dos personagens. Principalmente porque o meu conceito de falar tudo o que for possível sobre um personagem, da forma como eu faço, envolve passar um mês respondendo perguntas em um documento que acaba com quase trinta páginas.

De certa forma eu poderia fazer isso, mas dentro dos processos que seriam válidos e úteis para um conto sem continuações, não há necessidade, podendo até atrapalhar, embora possa ser uma idéia interessante para desenvolver os personagens para serem usados posteriormente.

Ainda que a sétima teoricamente possa ter seu uso, a oitava parte do snowflake é algo completamente fora de sentido dentro da estrutura de um conto. Na oitava, que talvez seja a mais duradoura, é preciso escrever um resumo para cada cena da obra a ser escrita. E para um conto isso chega a ser demais, se considerando que já foi feito um resumo de quatro paginas. Em minha opinião é algo que pode ser ótimo para um livro, mas que em um conto chega a ser quase impossível de se fazer sem se repetir em demasia e continuar encarando a coisa como um conto.

Como eu falei no início, essa seria uma experiência de se utilizar o método de “design” snowflake (com passos tirados deste link) e o que eu pude perceber durante ela é que sim, pode ser perfeitamente aplicado para uma obra curta, no entanto, somente até certo ponto.

Com o snowflake feito até a etapa seis, a escrita do conto foi bem ligeira. Eu sabia exatamente o que escrever, sabia como os personagens se comportavam e mesmo que as motivações exatas de alguns deles não tenham sido apresentadas no conto A Última Torre, eu pude saber falar com mais fluidez sobre suas ações e gestos. A linguagem que usei no conto foi bastante rebuscada (inspirada em Lovecraft com seu À Procura de Kadath), e mesmo assim, consegui escrever umas 1500 palavras por dia, bem rapidamente.

Não posso dizer que é um mérito de ter utilizado o snowflake em si, que só consegui tais resultados porque fiz o design da história antecipado. Mas no conto da Última Torre, creio que eu consegui falar tudo o que eu queria, mostrar o que a história e o cenário pediam para ser mostrado. Eu terminei de escrever o conto com um sentimento de dever cumprido e de que eu realmente havia conseguido tudo o que eu queria. É um conto denso, de certa forma cansativo por não ter nenhuma fala, mas com algo de bittersweet, um deslumbramento triste e ao mesmo tempo uma jornada épica. Talvez ninguém goste, talvez só eu goste, mas ainda assim, foi uma experiência muito legal escrevê-lo e particularmente me sinto bastante orgulhoso (até agora alguns meses depois de ter terminado de escrever). Ao meu ver, é meu melhor conto até agora. O único dos quais eu terminei de escrever e pensei “nossa, eu escrevi isso!”

Sobre a inscrição para a antologia de contos medievais da 9Bravos, bem, o A Última Torre não foi aceito. Mas na verdade eu esperava isso, por mais que eu acredite que esteja realmente bom, não é algo fácil de absorver (ou de vender) e estava no limite do tamanho (exatamente 9000 palavras) ou talvez simplesmente não esteja  tão bom aos olhos de outra pessoa que não eu.

De qualquer forma, o fato de não ter entrado para a antologia não tira os méritos do snowflake. O design prévio (e de certa forma exaustivo) me ajudou bastante e se não fosse por ele a obra seria outra. Talvez melhor, talvez pior, mas outra. Não sei se eu usaria sempre o snowflake para contos, a depender do conto eu acho até melhor escrever sem planejamento nenhum para depois arrumar, ou então tentar alguma outra forma de organização ad hoc que me sirva melhor para o momento. No entanto, a dica persiste, pode ser uma experiência muito interessante utilizar o snowflake para um conto.

Em umas ultimas palavras, no final do há um link para a leitura do conto completo, para quem tiver curiosidade. Aos poucos postarei também ele no blog. E por não ter conseguido demonstrar todo o processo do snowflake com o conto, tomei como meta pessoal fazer todo ele me baseando no próximo livro que irei escrever (é, já pensando em outro sem nem ter terminado o primeiro). Não sei quando eu começaria a postar o snowflake desse livro, devo começar esse mês, mas creio que só mostrarei quando estiver tudo pronto.

Bom, acho que é isso. Até o próximo projeto estranho o/

Link para A Última Torre

Renan Barcellos, que tinha tomado sopa

e que não gostava muito de circo e estava enjoado de pão

5 comentários sobre “Mini-Projeto: A Última Torre – Parte 15 – Fim

  1. Eu gostei muito de acompanhar o processo deste conto e me apaixonei por demais pelo Castelo, então saiba que pelo menos uma pessoa que leu gostou além de você. Interessa ver você utilizar o processo num próximo livro, esperarei que este dia chegue, não direi ansiosa pq quero que vc termine o primeiro livro primeiro xD.

    • Obrigado por acompanhar, Unk :B
      Eu não sei se o primeiro livro vai ser realmente o primeiro livro que vou terminar de escrever. Eu não vou parar de escrever ele, mas devido a forma como ele está vou dar espaço para escrever outras coisas também. Provavelmente devo terminar a primeira versão esse ano, mas não sei quanto tempo ainda demora para uma versão final final. D:

Deixe um comentário

