Projeto Steamlesspunkless A – Semana 28 – O trabalho continua, mas sem nenhuma previsão

Período de 11/02/13 a 17/02/13  —–  Palavras no word: 133.057

Na última semana eu não fiz muita coisa (nem fiz o registro da semana 27, que foi minha semana de descanso e foi basicamente assistir filme e escrever coisas aleatórias). Escrevi alguns dias, não escrevi outros, fim de semana compensei um pouco da cota de palavras que não havia alcançado em janeiro, mas não exatamente tive muito progresso.

A questão toda é que teve o carnaval, fiquei muitos dias parado em casa, e quanto mais tempo livre eu tenho, menos eu faço. É tudo uma questão de não ter uma rotina para quando eu estiver de folga, aí acabo procrastinando, divagando e fazendo menos do que faria em dias mais cheios. Foi principalmente devido a isso que acabei decidindo aproveitar as folgas para descansar e não me preocupar com metas ou progressos, escrevi só quando a preguiça deixou e pronto. Essa semana pretendo voltar ao ritmo normal.

Apesar de ter escrito menos, essa semana passada não foi vazia de avanços. Pelo contrário, tive algumas ponderações interessantes sobre o livro. Algumas meramente continuações de questões passadas, outras algumas “técnicas” que tem funcionado para mim.

Primeiro, falando sobre “técnica”. Como eu tinha falado anteriormente, não estou mais escrevendo a coisa toda no caderno para então passar para o computador. Estou indo direto para o teclado e fazendo o que tenho que fazer. O problema disso é que posso acabar divagando demais, ou perdendo a atenção justamente por não estar copiando o que escrevi do caderno. No entanto, descobri que se eu escrever um resumo no caderno do que irei escrever no dia, ajuda muito! Sério, foi uma grande diferença depois que comecei a fazer isso, porque eu me forço a pensar no que irei escrever e acabo já tendo fresco na mente as cenas, falas e etc que irei digitar. Normalmente escrevo meia pagina com o resumo e sempre sobra coisa pro dia seguinte. Aí no dia seguinte eu começo o resumo de onde parei de escrever no PC, escrevendo novamente alguns pontos em que eu já tinha resumido no caderno e assim desenvolvendo eles um pouco mais. Tem me auxiliado bastante isso fazer isso. Quando eu começar um conto novo, irei tentar usar.

E falando em conto novo, na minha semana de descanso (a verdadeira, que veio antes da semana de carnaval) eu comecei dois contos novos, ambos de space opera. O objetivo é terminar os dois para a antologia da Draco, mas creio que só irei terminar um deles, porque o outro provavelmente ficaria grande demais. De qualquer forma, são contos que estou achando divertido escrever, talvez eu fale mais deles aqui.

Quanto a pensamentos acerca o livro, ainda é aquela velha história de eu não estar satisfeito com como o final dele está. Isso ainda está me preocupando bastante e eu realmente não havia conseguido achar uma solução que me deixasse 100% satisfeito. E agora eu acho que eu encontrei a solução. Envolve adiantar algumas coisas que ficariam para depois, e portanto precisar mostrar outras mais, ajeitar algumas coisas ali e outras ali. Em geral, uma mudança bem maior do que eu imaginava que iria precisar para o livro.

Outra coisa é que eu acho que eu finalmente aceitei que o livro não vai sair para quando eu havia planejado. Quando eu comecei a escrever eu tinha esperanças de terminá-lo até o fim desse ano, mas agora não tenho certeza de quando vai estar realmente pronto. Nem mesmo uma esperança sobre quando via estar realmente pronto. E o ponto importante disso é que eu não estou ligando. É um livro grande, com uma história razoavelmente complexa, eu vou escrevê-lo no ritmo que eu conseguir (embora eu vá manter as metas), mas sem criar expectativa ou previsões sobre quando ficará pronto.

E mais importante de tudo, vou usar isso para poder escrever outras coisas. Contos, novelas, planejamentos de outras coisas, enquanto vou levando o livro adiante.

Renan Barcellos, que tinha mais sopa

e que até queria aprender a tocar violino, mas desse jeito é foda…

3 comentários sobre “Projeto Steamlesspunkless A – Semana 28 – O trabalho continua, mas sem nenhuma previsão

  1. Também tenho ess eproblema com a questão da rotina.
    E acho que pode ser benéfico não se colocar esse “prazo” de terminar o livro até o fim desse ano.
    Você é uma máquina de escrita. Admiro muito isso. :-)
    Não tenho conseguido revisar seus posts. =~ Acho que deverias te esforçar para fazer isso, porque às vezes os problemas são de tal ordem que uma simples releitura os resolveria.

Deixe um comentário

